ESSE BLOG NÃO PERTENCE SÓ AO POETA, ELE É DE TODOS NÓS

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

NEGRA

NEGRA


Quando a vejo, Negra bela

Sussurro aos ventos de Oya

Cantigas suspiradas a capela

E conflitos doutras quimeras

E faz meus pelos arrepiar

Floresce em mim frutos

Pensamentos navegam

Com a dimensão do mar

Refletidas no brilho da pele

Faz-me homem e não bruto

Que me toca negra mística

Como deuses evocados pelo tambor

A busca de caminhos que me leve

Banho-me em suas águas Límpidas

Limpando os aforismos mortos,

Dando brilho e tirando rancor

Aos olhos d’alma é negra essência

Todas mais desenhadas por Oxumaré

Para ser eterna marcada no Olorum

Com graça, pele, cheiro e sabor

Faz da nudez transcendência

Seu brilho é flecha de Ode

Com poção preparada por Oxum

Com ouro, amor e mel

E altera meus sentidos e rumos

Nas corredeiras do rio

Que leva ao oceano de encantos

Onde origem de seu calor é dendê

Seus sonhos de raça é seu céu

Sua natureza negra seu Axé.

Sentir seu corpo falar, é te ler

Seja nessa língua, ou dialetos bantos

Orgulhar-te de sua pele, é saber SER.

SÉRGIO CUMINO - O POETA DE AYRÁ

12 comentários:

  1. Saber SER, é a essencia da raça
    bjs
    carmem

    ResponderExcluir
  2. Delícia! E tudo porque durmo como pedra... (Magya)

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!!!!!
    Uma honra ser o primeiro comentário.
    Poema envolvente, suave, sensual, que faz o pensamento voar, planar ficar leve ao imaginar a vivências das doces palavras, da mágica homenagem abençoadas por todas as Entidades do Bem.
    Parabéns, de coração.
    Maria da Graça

    ResponderExcluir
  4. Meu poeta:
    Relendo o poema, fiquei mais fascinada ainda, pois uma homenagem destas, merece ser lida muitas vezes, pois contém muitos encantos.
    Maria da Graça

    ResponderExcluir
  5. Meu Poeta nao é a toa que amo suas maravilhosas poesias! Essa agora entao diz tudo dessa raça linda que temos e que ainda é discriminada..uma beleza inigualavel que só ela tem...Devia ser postada aos quatro cantos de nosso imenso país...Maravilhosa homenagem ,como sempre parabéns!!!Beijos Poeta...


    Elizabeth

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da diagramação do Blog !! Muito Bom te ler também .. Gostei ... Bjss

    Beth .... Quero conhecer sua obra !!

    ResponderExcluir
  7. muito linda , adorei .

    ResponderExcluir
  8. VOCÊ ESQUECEU O "LINDO" NO SUA OPINIÃO.ESTE POEMA É PROFUNDAMENTE LINDO!


    CÁSSIA GALVÃO

    ResponderExcluir
  9. ESTOU AQUI ADOREI VC BJOS BOA SEMANA

    ResponderExcluir
  10. MUITO LINDO AMEI SOU EU MESMO XAU

    ResponderExcluir
  11. Fascinante . Parabéns Poeta !!

    Juvana !!

    ResponderExcluir